
Opa!
Ultimamente, por ser um 'Cara da informática', e possuir alguns conhecimentos na área, tenho sido 'vitima' de um preconceito injusto e ainda por cima de pessoas que nem sabem do que estão falando.
Trabalho com informática a 5 anos, e por menos tempo que isso possa parecer, ja tive algumas experiências boas e ruins nesse mundo das 'caixas mágicas' e pessoas binárias. E sempre escuto o termo "esse cara é hacker, cuidado com ele" ou então "nossa, tem como você roubar umas senhas pra mim?" e até mesmo "a porque você não desvia um dinheiro dos bancos e fica rico?"
Muitos confundem o hacker com um cracker, devido a mídia colocar o hacker como alguém que usa seu conhecimento para o "mal", que comete atos ilegais, porém isso não é verdade.
O hacker é um indivíduo que elabora e modifica software e hardware de computadores, visando desenvolver funcionalidades novas ou adaptar as antigas.
Os hackers e crackers são indíviduos da sociedade moderna que possuem conhecimentos avançados na área tecnológica e de informática, mas a diferença básica entre eles é que os hackers somente constroem coisas para o bem e os crackers destroem e quando constroem algo é unicamente visando fins pessoais.
O cracker, algumas vezes também chamado de "dark-side hacker" (um hacker do lado negro da força!!) ou "black hat" é considerado um "vândalo virtual", alguém que utiliza de seus conhecimentos para invadir sistemas, quebrar travas e senhas de programas e algoritmos de encriptação, seja para poder rodar jogos sem o CD-ROM, ou gerar uma chave de registro falsa para um determinado programa, roubar dados pessoais. Alguns tentam ganhar dinheiro vendendo as informações roubadas, outros buscam apenas fama ou divertimento.
Cracker é o termo que designa programadores maliciosos e ciberpiratas que agem com o intuito de violar ilegal ou imoralmente sistemas cibernéticos, sendo um termo criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico do termo hacker.
Alguns tipos de crackers:
Crackers de sistemas: termo usado pra designar programadores e decoders que alteram o conteúdo de um determinado programa pra fazer funcionar de forma correta, por exemplo, alterando datas de expiração de um determinado programa pra fazê-lo funcionar como se fosse cópia legítima
Crackers de Criptografia: termo usado para designar aqueles que se dedicam à quebra de criptografia (cracking codes).
Phreaker: cracker especializado em telefonia. Tem conhecimento para fazer ligações gratuitas, reprogramar centrais telefônicas, instalar escutas do tipo que cada vez que seu telefone tocar, o dele também o fará e ele poderá ouvir sua conversa, etc.
Cyberpunk: também conhecidos por "pixadores virtuais", são os vândalos de páginas ou sistemas informatizados, que destroem o trabalho alheio sem retorno financeiro com o ato em si ou realizam tais artimanhas por vanglória própria.
Script Kiddie: garoto dos scripts, numa tradução literal, é o nome atribuído aos grupos de crackers inexperientes (geralmente das camadas etárias mais novas) que desenvolvem atividades relacionadas com segurança da informação utilizando-se do trabalho intelectual dos verdadeiros especialistas técnicos, não possuem conhecimento de programação, e não está interessado em tecnologia, e sim em ganhar fama ou outros tipos de lucros pessoais.
Grande parte dos ataques virtuais são feitas por Script Kiddies, eles utilizam exploits, trojans e ferramentas de cracking para alcancar seus objetivos. Script kiddies costumam usar "leet speak" em seus nicks, e se indentificarem pelas suas ações como defacer(quem altera o conteúdo original de websites, geralmente tendo acesso ao sistema, realizando Defacement), carder (fraudadores de cartões de crédito), banker (fraudes bancárias), entre outros. Às vezes as pessoas confundem com o termo "lammer" com o termo "hacker", pois a maioria das taticas de invasão de um lammer é ocultar virus em arquivo, esse é um exemplo de um ataque amador. Outro termo comum para indentificar Script Kiddies é o termo hax0r uma mistura de "hacker" com leet speak"; geralmente, "hax0rs" se refere a Script Kiddies.
Esta expressão é utilizada com fim pejorativo, afinal, a maioria dos Script Kiddies não possui o conhecimento de um cracker ou black hat experiente. Uns são curiosos aventureiros no mundo virtual, que estão apenas descobrindo a internet e que procuram seguir o caminho para usufruir do servidor, outros já detêm conhecimento e querem apenas se divertir. Os Script Kiddies apenas utilizam diversos meios e ferramentas de ambas as áreas para realizar o seu trabalho.
Lamer: Script Kid é o sinônimo moderno do antigo termo 'Lamer' (de acordo com o dicionário britânico, uma pessoa inepta ou ineficáz), muito utilizado no final dos anos 80 e meados dos anos 90. Também é empregada para designar uma pessoa que não possui conhecimentos técnicos sobre computadores, porém, faz-se passar por um especialista.É como chamamos uma pessoa cheia de fanfarronice ou bazófia, e que se auto proclama o melhor.
Apesar de amplamente difundido no Brasil como Lammer, a sintaxe correta do termo é Lamer, oriundo do adjetivo Lame (fraco, desabilitado, insatisfatório).
O pior é ouvir as pessoas te pedindo pra "hackear" o orkut dos outros..
ResponderExcluiraí eu fico indignada..
post grande, né??!!?
Um beijo (moço que eu amo..)